Sala de Aula

O Dia-a-Dia na sala de aula, experiências,descobertas, sensações.

>

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Jogos e ideias dinâmicas para várias idades e séries

Depois de um bom tempo sem postar, aqui estou de novo! Quem sabe agora no segundo semestre consigo ter mais regularidade.


Mas vamos ao que interessa, o objetivo do post: Jogos e ideias para usar em sala de aula, para várias idades. Estes jogos foram explorados na Oficina de Formação de Professores que tivemos em fevereiro deste ano, promovida pela Base 10.

Abaixo, as imagens e descrição das atividades:



Atividade para separar grupos: Nesse caso utilizou-se os numerais como critério, mas também podem ser utilizados os critérios de cor ou forma. 















Jogo para estimular memória auditiva: em cada pote são colocados objetos diferentes: sementes, botões, clipes.... Os potes devem ser decorados de forma a ocultar seu conteúdo e várias atividades podem ser realizadas a partir deste jogo:

- Descobrir qual é o som;
- Jogo da memória: parear os sons iguais;
- Anotar os sons e conferir após quantos acertos houve;
- Utilizar os sons em algumas dramatizações;
- E mais! 


Jogo para estimular memória olfativa: Infelizmente não tirei foto deste...snif).
Em cada pote há diferentes produtos (sólidos): canela, sabão em pó, erva-doce, hortelã, talco, especiarias diversas. Os potes são decorados de forma a ocultar seu conteúdo e as tampas não podem ser abertas, sendo que foram feitos nelas pequenos furinhos, cobertos quando não estão sendo utilizados.


Várias atividades podem ser feitas a partir destes potinhos:

- Tentar descobrir qual o cheiro ( a pessoa que promover a atividade deve ter cuidado de numerar os potes e anotar o que cada um contém),
- Descobrir o cheiro e escrever, para depois conferir quantos acertos;
- Fazer um jogo da memória olfativo;
- Criar textos, entre outras.
 















 Dado dos movimentos: Esse jogo é bem dinâmico! Dispõem-se as crianças em roda e alguém é escolhido para iniciar o jogo, chutando o dado. Todos deverão reproduzir o movimento mostrado na face que apareceu:

- Sorrir;
- Chorar;
- Bater palmas;
- Pular;
- Cantar;
- (use sua imaginação para criar o dado)

Observação: como o dado será chutado pelas crianças, é bom utilizar uma caixa de papelão um pouco forte, e colocar dentro dela papel (jornal, revista, papeis recicláveis) amassado, para torná-lo mais resistente.


Sugestão de uma professora que trabalha na mesma escola que eu: colocar no dado um plástico transparente com uma abertura, e trocar os desenhos de acordo com o tema que se está trabalhando na aula: cores, numerais, órgãos do sentido, enfim... as possibilidades são muitas.  
















Caixa Tátil : um dos jogos mais conhecidos. A caixa pode ser decorada e ter uma abertura onde possa entrar somente a mão ou pé da criança, que deverá tentar descobrir pelo tato que objeto está dentro. Ótimo para trabalhar conceitos de duro/mole, áspero, liso, rugoso, macio, quente/frio, entre outros.
 - A criança que está sentindo o objeto também pode descrever o que está sentindo para que os colegas tentem adivinhar. Dá para criar muitas atividades a partir deste jogo.

Muitas outras ideias podem surgir a partir destas, se há uma coisa que nós professores temos de sobra é criatividade!
E então, gostaram dos jogos? Já conheciam algum? Tem ideia de algum outro jogo didático? Deixe suas impressões nos comentários.

3 comentários:

  1. Anônimo4/02/2014

    São ótimos ! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. amei as sugestões.Encontrei-as no momento em que estava necessitando.Obrigada.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar suas opiniões, desde que com educação e bom senso. Respondo aos comentários aqui no blog.