Sala de Aula

O Dia-a-Dia na sala de aula, experiências,descobertas, sensações.

>

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Jogos diversos com materiais simples!

Depois de várias eras geológicas, surge um artigo neste blog! 

Prometi escrever sobre alguns jogos simples, então sem mais delongas, vamos lá! 



1. Jogo com figuras: 








 Estas são apenas algumas das figuras que estou preparando


 Objetivos:Trabalhar agrupamento por campo semântico - categorias; trabalhar letramento: nomeação e reconhecimento de letras; levar as crianças a relacionar letras e sons; comparar quantidades, entre outros.

Este jogo, que estou terminando de construir, servirá para trabalhar agrupamentos por diversas categorias: alimentos, animais, seres vivos e não vivos, utensílios domésticos, entre outros. Trata-se de figuras diversas, recortadas de revistas e panfletos, com o nome escrito, e protegidas por contact ou fita adesiva transparente. Neste caso optei pela fita pelo fato das figuras serem pequenas.
Além do trabalho com agrupamentos,estas figuras poderão servir para trabalhar Letramento ( verificando as letras que formam o nome das figuras, agrupando gravuras utilizando como critério a letra inicial, a quantidade de letras, ordem alfabética...), por comparação de quantidades... entre muitas outras possibilidades.  Também é possível ordenar por: animais da selva e domésticos, utensílios que se usam na cozinha, na sala, no quarto, banheiro... o número de gravuras pode aumentar durante as aulas, de acordo com o interesse.


2. Jogo da memória  e relação numeral/quantidade de 0 a 10 com potes de iogurte: 



Objetivo: estimular a memória visual e trabalhar a relação numeral-quantidade.

Este jogo aprendi em uma oficina realizada aqui no município há dois anos atrás. Consiste basicamente em escrever em pedaços de papel os numerais de 0 a 10, e desenhos ( pontinhos, quadradinhos, enfim...) Dependendo da maturidade da turma, pode-se pedir que eles escrevam e desenhem as quantidades.
Depois estes desenhos e numerais são colados nos potes de iogurte, como se fossem as tampas, e virados para baixo, para que as crianças procurem os numerais e quantidades e os relacionem, jogando como jogo da memória. Também pode ser realizada atividade de sequência numérica, ordenando de forma crescente ou decrescente.
Imagem do blog Os Bigodes de Leite

Claro que dá para utilizar os potes de iogurte para realizar outros jogos de memória, como por exemplo cores, formas geométricas, animais, algo relacionado ao tema que se está trabalhando no momento, enfim. 






3. Boliche - com garrafas pet ou de bebida láctea. 


Imagem do blog Instituto Arabá


Objetivo: levar as crianças a realizarem adições, comparação de quantidades (mais pontos, menos pontos),criação de listas.

As garrafas podem ser pintadas ou preenchidas com líquido colorido
 ( água + tinta guache, por exemplo). No caso de não utilizar água, é bom colocar areia ou algum outro material, para que as garrafas fiquem mais firmes.

Cria-se uma tabela com várias colunas: uma com os nomes das crianças, outras tantas dependendo do número de jogadas que cada uma tiver direito e uma para se colocar o resultado final.Pode ser realizada uma lista em ordem crescente ou decrescente, por exemplo: quem ficou em primeiro lugar, em segundo... de acordo com os pontos conseguidos. Combina-se com a turma se cada dia os pontos serão zerados, ou se podem se acumular para os próximos dias (quantos?), neste caso deve-se anotar o resultado.

A tabela pode ser feita de forma simples, pode ser até mesmo o quadro da sala de aula. Eu prefiro criar um cartaz e revesti-lo com plástico, para anotar os dados com canetão para quadro branco. Depois é fácil apagar.
Para turmas mais avançadas, pode-se escrever numerais nas garrafas e realizar outras operações ( subtrair, multiplicar).


Alguns Links interessantes!


Dez Jogos e Brincadeiras para Educação Infantil:

http://educador.brasilescola.com/orientacoes/dez-jogos-brincadeiras-para-educacao-infantil.htm

Jogo da memória com cores:

http://escolarecantodaalegria.blogspot.com.br/2011/10/jogo-da-memoria-das-cores.html


Fazendo uma cadeira com embalagens de iogurte:

https://www.youtube.com/watch?v=CFRjnsFCm3Q

Fantoche com potes de iogurte:

http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2010/04/fantoche-de-pote-de-yogurte-cachorrinho.html

Jogo educativo com sucata:

http://www.ideiacriativa.org/2012/05/jogo-educativo-com-sucata-meio-ambiente.html




Nas próximas postagens, mais jogos e dinâmicas para trabalhar as diversas inteligências. Até lá !




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para expressar suas opiniões, desde que com educação e bom senso. Respondo aos comentários aqui no blog.