Sala de Aula

O Dia-a-Dia na sala de aula, experiências,descobertas, sensações.

>

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Incentivando a Autonomia na Educação Infantil

Um dos pilares que trabalhamos na Educação Infantil ( e continuamos trabalhando no Ensino Fundamental e afora) é a Identidade e Autonomia.
Mas, o que é autonomia e qual a importância de dedicar algumas horas por semana para trabalhar este aspecto na Educação?
Vamos pelo básico, segundo o  dicionário:(grifei apenas as definições que tem relação com o tema abordado neste artigo)

Autonomia: Aptidão ou competência para gerir sua própria vida, valendo-se de seus próprios meios, vontades e/ou princípios.

Direito ao livre arbítrio que faz com que qualquer indivíduo esteja apto para tomar suas próprias decisões.
 

.As crianças aprendem muito rápido! E vibram ao conseguir sozinhas vestir-se, escovar seus dentes, alimentar-se... como educadoras infantis, estimulamos muito esta parte da autonomia, levando em consideração o temperamento de cada criança. Algumas são tão ávidas por conseguir realizar tudo sozinhas, que devemos cuidar para que não exagerem e acabem se machucando em tarefas arriscadas, como por exemplo, querer subir em uma cadeira instável para alcançar o brinquedo que está na prateleira mais alta. Nessas horas, é preciso intervir, oferecendo alguma alternativa que possa elevá-la do chão, sem machucar. Claro, seria bem mais fácil o adulto alcançar o brinquedo para a criança, o que pode ser feito, mas é bom proporcionar ocasiões em que a criança possa alcançar este objeto no alto, para dar-lhe a satisfação de ter feito sozinha. Claro que a supervisão dos adultos é importante nestes casos.

Como podemos incentivar a autonomia?

Várias atividades do cotidiano escolar podem incentivar a autonomia e de quebra aumentar a autoestima das crianças. Vamos elencar algumas:

  • Deixar escolher o material que quiser utilizar para determinada atividade,
  • Apontar seus lápis;
  • Ter seu cantinho para guardar os materiais no caso de não deixá-los sempre na mochila (sob a condição de cuidar bem deles); 
  • Orientar no uso do creme dental e da escova de dentes, deixando-os colocar o creme na escova, sob supervisão;
  • Escolher onde querem sentar-se ( ressaltamos que em algumas ocasiões a professora deverá intervir nesse sentido, porém oferecendo uma outra escolha à criança e de forma agradável)
  •  Incentivar cada um a exprimir sua opinião nas rodas de conversa e outros momentos do cotidiano;
  • Criar ocasiões em que as crianças possam escolher uma atividade, um filme, servir-se sozinhas na hora do lanche;
  • Uso da rotina do "Ajudante do Dia", a qual além de estimular a autonomia também desenvolve a responsabilidade.


Tem mais alguma sugestão sobre o tema, ou algum tema que gostaria que fosse abordado nos próximos artigos? Deixe sua contribuição, crítica, opinião, sugestão... nos comentários. Irei ler e responder a todos com atenção e carinho!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para expressar suas opiniões, desde que com educação e bom senso. Respondo aos comentários aqui no blog.